Teste Yamaha Fazer 250 modelo 2011


Moto Esporte -1° revista no Brasil a testar a Nova Fazer 2011

A nova Fazer 250 ficou show de bola, agora com linhas modernas ficou mais agressiva e atual. Sua motorização que já era boa, continua a mesma; a novidade ficou também nos freios, além do freio a disco na dianteira, agora ganhou o disco na traseira.

Durante os testes foi uma moto que chamou muita atenção na rua, sempre recebendo elogios por onde passava, especialmente pelo novo bloco ótico em formato de diamante, o novo painel super completo e a parte traseira da moto toda remodelada.

Vamos aos testes especificamente:

Freios: Nesse quesito tecnicamente foi o que teve a maior e significante mudança. Na versão anterior até 2010 eu não gostava do freio que era muito borrachudo e na minha opinião insuficiente na hora de uma frenagem mais brusca.

Mas a versão 2011 está tudo diferente, o freio agora pára a moto mesmo, além do dianteiro não ser mais borrachudo, é mais potente, além de ganhar o freio a disco na traseira.

Motor: Por ser uma 250cc possui uma boa motorização, robusta e confiável; além de boas performances. Vamos lá:


Nos testes de velocidade final ela encostou nos 151Km/h (no velocímetro) batendo no limitador, claro que deitado embutido no painel e pista em declive. (versão anterior batia 150Km/l).


Na estrada, agente consegue manter velocidade cruzeiro por volta dos 125Km/h á 130Km/h, variando um pouco menos nas subidas, mas ela segura bem.

Consumo:
- Na cidade ela fez 23,36 Km/l,
- Na estrada variando de 120Km/h a 130Km/h ela consumiu 25,68Km/l,
- Na pista andando forte apenas voltando um pouco o acelerador do final, ela consumiu 21,42Km/l
- Na pista andando com o acelerador virado sem aliviar, ela fez 16,55Km/l (DICA: não é necessário andar desta forma, pois a velocidade não é muito maior do que voltar um pouco o punho do acelerador).

Veja vídeo da puxada no dinamômetro ( moto deu a mesma velocidade final do que na pista )

Espere carregar vídeo em alguns segundo

Câmbio: Continua o mesmo com as 5 marchas, de engates precisos e seco. Ainda acho que deveria alongar um pouquinho a relação, talvez para os mais pesados seria muito alongar no pinhão com 1 dente a mais, mas se alongar mudando de 2 a 3 dentes a menos na coroa, acho que seria uma média boa.


Suspensão: A dianteira é muito boa, sem comentários, agora na traseira está melhor com os roletes, mas não gostei quando precisa trabalhar em BUMPS curtos, deixa um pouco a desejar.


Repare o protetor da pedaleira raspando no chão

Suspensão no geral é muito boa, a princípio ela é macia, e quando precisa trabalhar mais forte ela fica mais rígida, isso é bom para estabilidade em curvas com pilotagem mais esportiva, onde se comportou muito bem dando segurança na hora de fazer curvas em altas velocidades mantendo a moto na mão.


Conforto: Possui uma posição de pilotagem confortável tanto para cidade como na estrada. Sobre o banco agora conta com capa anti-derrapante e espuma de densidade muito boa e confortável, tanto para piloto como garupa.


Painel: Totalmente novo, completo, moderno, atual, e lembra o da irmã maior XJ6 N.


conta com conta-giros análogo e velocímetro digital, além de diversas funções e luzes espias.

Iluminação:


O farol de formato diamante, conta agora com uma lâmpada de 55w/60w cumprindo sua função.



A traseira recebeu uma rabeta ascendente e abriga uma lanterna em LED.

Alças do Garupa:


Possui design moderno de muito bom gosto, mas não gostei do acabamento pintado, pois deve-se tomar cuidado para não prender uma mochila com aranha, porque vai riscar as alças, na minha opinião deveria ser de alumínio polido, para não ter este problema.



Final dos Testes

Ficha Técnica Fazer 250 2011

Comprimento total 2.065 mm
Largura total 745 mm
Altura total 1.065 mm
Altura do assento 805 mm
Distância entre eixos 1.360 mm
Altura mínima do solo 190 mm
Peso seco 137 Kg
Raio mínimo de giro 2.4 m
Motor 4 tempos, OHC, refrigerado a ar com radiador óleo, 2 válvulas
Quantidade de cilindros 1 cilindro, 2 válvulas
Cilindrada 250 cc
Diâmetro x curso 74,0 x 58,0 mm
Taxa de compressão 9.80:1
Potência máxima 21 cv a 8.000 rpm
Torque máximo 2,1 kgf.m a 6.500 rpm
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter úmido
Capacidade do óleo do motor 1,5 litros
Capacidade do tanque de combustível (reserva) 19,2 litros (4,5 reserva)
Alimentação Injeção eletrônica
Sistema de ignição TCI
Bateria 12V x 6 Ah, selada
Transmissão primária engrenagens
Transmissão secundária corrente
Embreagem Úmida, disco múltiplo - mola helicoidal
Câmbio 5 velocidades, engrenagem constante
Quadro Berço duplo de aço
Ângulo de cáster 26° 30'
Trail 104,5 mm
Pneu dianteiro 100/80 17 M/C 52S
Pneu traseiro 130/70 17 M/C 62S
Freio dianteiro Disco hidráulico de 282 mm de diâmetro
Freio traseiro Disco hidráulico de 220 mm de diâmetro
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Mono amortecida
Curso da suspensão dianteira 120 mm
Curso da suspensão traseira 120 mm
Painel de Instrumentos

Painel digital - velocímetro, hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível digital e relógio. Luzes espias - contagiros análogo.

Informações adicionais

Peso (ordem de macha) 153 kg
Cilindrada real 249,0 cc
Relação de redução primária 74/24 (3,083)
Relação de redução secundária 45/15 (3,000)
Cores preta, vermelha e roxa

Conclusão:

- Motor bom, parece que faz menos barulho que na versão anterior,
- Consumo bom,
- Cambio é preciso, engate seco,-
- Suspensão boa e macia,
- Conforto: Muito confortável tanto para piloto como garupa,
- Freios na versão 2011 estão melhores e mais potentes,
- Farol com lâmpadas mais potentes e design novo cumprem bem seu papel.

A Fazer 250 é o melhor moto custo beneficio do mercado na categoria, demonstrou uma ótima moto para cidade, mesmo com transito parado de São Paulo é muito maleável, acompanha as 125cc numa boa, também confortável na estrada, eu indicaria até mesmo para a primeira moto, para usar no dia a dia e fazer pequenas viagens.

Abraços e até o próximo teste,

Marcos Branco

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